NÃO IMPONHAS OS TEUS PENSAMENTOS, NEM TENTES IMPEDIR A APRESENTAÇÃO DE OUTRAS IDÉIAS QUE NÃO AS TUAS.

 

 

Saber ouvir, eis uma condição essencial para que possamos contribuir, de maneira positiva, no enriquecimento de uma ideia em foco.

 

Se conseguirmos ouvir, com atenção, sem interromper quem esteja falando teremos melhores condições de entender as suas palavras e, em consequência, de estarmos mais aptos a concordar ou discordar do seu parecer.

 

Na interrupção intempestiva, poderemos cortar uma argumentação que, no final, poderia justamente fortalecer as nossas ideias.

 

Além disso, devemos levar em conta que cada qual tem a sua maneira de colocar o seu pensamento, razão porque, ouvindo tão somente parte da exposição, estaremos prejulgando algo cujo contexto ainda ignoramos.

 

Portanto, é de bom alvitre ouvir a ideia por completo, não só como uma forma de boa educação, como também para ter uma base melhor de contra-argumentação, se for o caso.

 

Além disso, conhecendo o pensamento alheio de maneira mais precisa torna-se mais fácil, colocar o nosso ponto de vista com mais calma e sem atropelos. Se a nossa colocação for boa, ela será naturalmente aceita pelo nosso oponente sem maiores restrições.

 

Assim, sem impor os nossos pensamentos e sem impedir a apresentação de outras ideias, teremos excelentes oportunidades de expandir os nossos conhecimentos de maneira muito agradável.

 

Devemos ainda salientar que, ao trocarmos ideias em ambiente de respeito, tranquilidade e consideração, certamente todos sairemos mais enriquecidos e iluminados do que antes.

 

 

 

Instituição Beneficente “A Luz Divina”
Grupo de Psicografia “Paulo de Tarso” – Pasta 38

Post a comment

Print your tickets