RESPEITO AOS DIREITOS  

A justiça consiste no respeito aos direitos de cada um.

– Lei de Justiça, Amor e Caridade.

 

Deus colocou no coração do homem o sentimento de justiça. É um sentimento inato, por isso, instintivamente, o homem reage diante da prática de um ato de injustiça.

 

Contudo, o progresso moral avança entre os homens mais lentamente do que o progresso intelectual. Isso leva o homem a constatar que, muitas vezes, entre as criaturas mais simples, a lei de justiça é mais exercitada do que entre aquelas mais intelectualizadas.

 

Embora a justiça esteja impregnada no coração do homem, a ela se misturam as paixões momentâneas que ele sente e modificam seu julgamento.

 

O homem, tendo o livre arbítrio, deve procurar fazer suas escolhas o mais corretamente possível e deve usar a bússola que Deus lhe deu: o respeito ao direito de cada um.

 

Relembrar: “o meu direito vai até onde inicia o direito do meu próximo”.

 

Os homens têm dois caminhos para exercer sua justiça: a lei humana e a lei natural.

 

De acordo com os costumes da sociedade onde vivem e atuam, o caráter de cada um se revela conforme o progresso espiritual que haja adquirido.

 

Entretanto, a Espiritualidade vigilante à sua atuação, está sempre intuindo os homens a se lembrarem de aplicar a justiça em seus atos, buscando no tribunal de sua consciência a solução mais certa e humana que cada caso requer.

 

A lei natural, colocada por Deus no coração de suas criaturas, é reforçada pelos ensinamentos magnos de Jesus, o filho bem amado que Deus ofertou à Humanidade. A justiça consiste no respeito aos direitos de cada um, reforçada pelas palavras do Cristo: “Querer para os outros o que quereis para vós mesmos”

 

Em caso de dúvida, pergunte a si mesmo: – “O que Jesus faria?” — E procure segui-Lo, incondicionalmente!

 

Instituição Beneficente “A Luz Divina”
Grupo de Psicografia “Paulo de Tarso” – Pasta 64

 

Post a comment

Print your tickets