Nos primeiros tempos da vida, a liberdade é quase nula; ela vai evoluindo
e seus objetivos mudam de acordo com o desenvolvimento das faculdades.
– Lei de Liberdade
Liberdade é responsabilidade e consciência à frente das ações e atitudes da pessoa.
É necessário que o indivíduo vá adquirindo informações que moldem seu caráter, desde os seus primeiros meses de vida, para que aquele espírito encarnado possa cumprir o plano do Pai para ele.
Muitas vezes repetimos esse processo, através de encarnações sucessivas, entretanto, qual de nós poderia, neste Orbe, afirmar que compreende a própria liberdade e utiliza corretamente o livre-arbítrio, verdadeiro presente de Deus aos espíritos em evolução?
Caros irmãos, assumamos a responsabilidade de orientar os espíritos recém encarnados, as crianças que vivem ao nosso redor, lembrando que eles somente serão livres, se antes passarem por todas as etapas de aprendizado e luta que moldarão suas individualidades.
Neste estado de infância, o espírito necessita de guias e essa função nos é dada, quando na condição de adultos.
À medida que o espírito encarnado atinge a maioridade, suas habilidades para cumprir esta trajetória se desenvolvem e, assim, munido de instrumentos necessários e suficientes, sua liberdade começa a ser posta à prova.
Portanto, auxiliemos esses irmãos, pois, amanhã, poderemos merecer o recomeço e, no reencarne, precisarmos também do auxílio de outros, temporariamente mais experientes para nos guiarem.
Instituição Beneficente “A Luz Divina”
Grupo de Psicografia Paulo de Tarso – Pasta 63