Não é somente a dor que produz contrariedade. – Lei de Liberdade
O livre-arbítrio permite ao homem escolher as provas necessárias para o seu progresso e evolução, enquanto estiver em condições de discernir, sem a interferência do Plano Maior.
Nesse processo de evolução, consta uma série de ensinamentos que o ser humano precisa aprender e reaprender para crescer moralmente e se tomar mais puro.
Não se imagina que esse aprendizado seja tão somente de alegrias e satisfações, mas, por certo, também de muitos aborrecimentos e contrariedades.
As situações boas e más fazem parte do aprendizado para poder distinguir o certo do errado.
No transcurso da vida, sucedem-se muitas sensações desagradáveis, muitos sofrimentos morais, marcando de maneira indelével a sua passagem pelo mundo material, numa sucessão de aprendizados que engrandecem o ser.
Tudo isso ocorre para que o homem possa aumentar sua capacidade de entendimento, desenvolvendo sua potencialidade, tanto na parte material como na moral.
Nessa caminhada para progredir e evoluir, muitos fatos, aparentemente inesperados, acontecem, contrariando suas expectativas, mas que o tornarão mais forte e determinado.
Todas as provas e vicissitudes da vida demonstram que não é somente a dor que produz contrariedade.
Portanto, as contrariedades fazem parte do processo evolutivo do homem, em busca do progresso e afirmação como filho de Deus.
Instituição Beneficente “A Luz Divina”
Grupo de Psicografia Paulo de Tarso – Pasta 63