Todas as faculdades existem no homem em estado rudimentar ou latente e
se desenvolvem segundo as circunstâncias mais ou menos favoráveis.
– Lei de Destruição
Ainda nos dias de hoje, quando nos deparamos com cenas cruéis, resultantes de atos praticados por homens e mulheres da nossa geração, perguntamos a nós mesmos: no que é que a Humanidade progrediu? Como uma criatura pode cometer ato tão cruel contra o seu semelhante?
Essas perguntas nos remetem a questionar se a crueldade não decorre da falta de senso moral na criatura que a praticou.
Não. Sabemos que todos são criados simples e ignorantes, mas com as mesmas faculdades latentes e com possibilidade para desenvolvê-las.
Mas, porque, então, tanta maldade ainda revelada por esses espíritos, enquanto outros se apresentam bons e simples e sofrem as consequências de atos cruéis? Porque a desigualdade de evolução espiritual entre os homens é uma realidade. Não estão todos na mesma faixa de conhecimento e entendimento do bem e do mal.
Os espíritos que têm predominância pelos apelos materiais reencarnam junto a espíritos mais nobres e evoluídos, em que predominam as boas qualidades, para que estes auxiliem aqueles a caminharem em direção à perfeição.
Todas as faculdades se encontram em estado latente no homem e, de acordo com as situações de sua vida, irão se desenvolvendo. Nem sempre esse desenvolvimento caminha para o bem. Espíritos imperfeitos insistem no mal, mas, as oportunidades continuarão latentes em seu íntimo, à espera do aprendizado e correção, no momento oportuno.
A natureza não dá saltos, já sabemos, e Deus espera pelo crescimento espiritual da sua criatura. Propicia-lhe todos os instrumentos necessários para isso, através das coisas boas que coloca à sua volta para ensinar, da reprimenda através da dor e do sofrimento que lhes resgatam o espírito e, finalmente, dá-lhe novas oportunidades, através das encarnações sucessivas, até que aflore, nesse Espírito, todos os bons sentimentos, levando-o a se tornar perfeito aos olhos Divinos.
Respondendo às perguntas iniciais, afirmamos com segurança, baseados na fé e na confiança irrestritas na ação de Deus sobre o Universo: se a crueldade é o próprio instinto de destruição, as Leis Divinas transformam essa destruição em renovação e reconstrução do planeta e do homem, fazendo-os avançar mais rapidamente em direção ao bem e à perfeição.
Instituição Beneficente “A Luz Divina”
Grupo de Psicografia “Paulo de Tarso” – Pasta 62