A consciência de sua fraqueza leva o homem a se curvar diante de Deus.
– Lei de Adoração
Normalmente, com o passar da juventude e a entrada no que se costuma chamar de idade madura, começa o homem a entender a grandeza que é estar vivo e, ao mesmo tempo, o quão efêmera pode ser sua estada aqui. Um pequeno acidente e sua vida se vai.
É ainda neste período que começa o homem a sentir a grandeza de Deus, sua divindade e paternidade e quão fracos somos nós.
É nesta fase da vida, também, que costumamos valorizar as atitudes de nossos pais, antes criticadas, que aprendemos a importância do destemor juvenil, que gastamos de maneira pouco produtiva, e a optar pela diplomacia como alternativa a brigas e discussões.
É nesta idade que começamos a aprender o quão complexa é a vida na Terra: oxigênio, água, carbono, seres inanimados, as bactérias, a flora, as relações de ajuda e parasitismo entre as espécies, os animais silvestres e a vida hostil no reino animal. Como Deus organizou e planejou nos mínimos detalhes a importância de cada planta, de cada mineral, de cada animal.
E quanto ao homem? Que máquina complexa é seu organismo. Vários processos químicos garantem a vida.
Não há como se esquecer das coincidências, do destino, do acaso. Um reencontro, uma viagem, um casamento, filhos, emprego. Como nossas vidas são estudadas para que, no momento certo, encontremos alguém. O médico, o pedreiro, o vizinho, o amigo que se lembra de nós. A ajuda vem de todos os lados.
Assim, tomando consciência de todos estes fatos, aos quais costumeiramente nem damos atenção, é que o homem começa a entender o significado de Deus, sua justiça e sabedoria. Só resta ao homem curvar-se à vontade de Deus, ao caminho que ele aponta, entregar-se ao Pai, confiante que Ele proverá sua existência de tudo o que for necessário ao seu aprendizado.
Aprendamos a agradecer a cada dia que amanhece, pelo sol, pelo calor, pelo frio, pela chuva. Casa estação tem sua beleza e sua importância.
Agradeçamos à natureza maravilhosa que Deus nos deu e ao nosso corpo – templo da vida – que possui os mesmos processos biológicos e químicos que o de um árabe ou judeu, de um rico ou pobre, ocidental ou oriental. O oxigênio para os latinos tem a mesma importância que para um europeu.
Agradeçamos à nossa vida bendita e nossa oportunidade de testemunhar conscientemente o milagre da vida, seja na Terra, seja no espaço.
Instituição Beneficente “A Luz Divina”
Grupo de Psicografia “Paulo de Tarso” – Pasta 61