JUSTIÇA, AMOR E CARIDADE
A última lei de justiça, amor e caridade é a mais importante. – Lei Natural
Entre outras tantas leis naturais, tais como as de adoração, reprodução e trabalho, segundo o plano espiritual, a mais importante é a de justiça, amor e caridade.
Em verdade, quem for justo, amoroso e caridoso estará em consonância com as leis naturais porque existe uma correlação muito forte entre elas e a última lei.
Em outras palavras, quem estiver dentro da lei de justiça, amor e caridade, pela força do hábito estará exercitando as demais leis divinas, mesmo que, inconscientemente, desconheça o alcance moral daquilo que praticou.
São condutas que afloram na criatura humana, sem esforço da vontade, porque já fazem parte do seu modo de ser.
Daí a importância de realizar a transformação íntima que leva o homem a praticar o bem; de fazer o melhor, sem ter a preocupação precípua de exercer a função mais adequada para aquele momento.
À medida que o indivíduo realiza a sua transformação íntima, vai adquirindo propensão natural de praticar a justiça, amor e caridade, sem forçar a sua índole.
Nessas alturas, vem à tona a mensagem do Espírito de Verdade que disse: “espíritas, amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instruí-vos, eis o segundo”.
Amando e instruindo-se, com determinação, sem esmorecimento, é possível encontrar o caminho do progresso desejado e necessário para que as leis naturais fiquem enraizadas no íntimo do ser.
Nessa procura incessante do progresso, não esquecer que a prática da caridade é fundamental para que o ser humano evolua em todos os sentidos, principalmente, no sentido de amar o próximo como a si mesmo.
Instituição Beneficente “A Luz Divina”
Grupo de Psicografia “Paulo de Tarso” – Pasta 61