RELATÓRIO DE ATIVIDADES – EXERCÍCIO DE 2022

No exercício de 2022 foram executadas as atividades de assistência social, de acordo com o plano de trabalho previamente elaborado, arrecadando, adquirindo e distribuindo os bens e utilidades, conforme demonstrado na sequência abaixo:

OBJETIVOS PROPOSTOS E ATINGIDOS EM 2022

  • Campanha de Inverno: Fornecimento de roupas e cobertores
  • Campanha de Natal: Fornecimento de mantimentos, roupas, brinquedos e doces
  • Assistência às Gestantes carentes com Enxovais para os Bebês
  • Assistência Médica
  • Assistência Odontológica
  • Assistência às Crianças, aos Idosos e às Casas congêneres
  • Assistência aos Alcoólatras
  • Assistência às pessoas, moradoras em “Situação de Rua”
  • Assistência às Famílias e aos desempregados
  • Auxílio e Contribuição Pecuniária

CAMPANHA DE INVERNO

Foram atendidas 185 famílias, abrangendo 659 pessoas, as quais receberam 346 cobertores de casal e 28 cobertores de solteiro. As 325 crianças de 0 até 12 anos receberam 314 conjuntos novos de moletom. Foram atendidas também 4 entidades caritativas congêneres, as quais receberam 190 cobertores de casal.

Custo total da Campanha de Inverno:  R$ 42.728,00.

CAMPANHA DE NATAL 

Foram atendidas 638 famílias, abrangendo 2.213 pessoas, sendo 1.153 crianças de até 12 anos. As famílias receberam 15.933 kg de mantimentos, 1.276 latas de óleo, 1.274 pacotes de leite em pó, 1.274 pacotes de doces. As crianças receberam 1.146 conjuntos de roupas novas e 1.151 brinquedos novos.

Custo total de R$  159.071,56

Dentro da Campanha de Natal, também foram atendidas 29 entidades caritativas:  1 Orfanato, 2 Creches, 1 Asilo e 25 Casas Congêneres, com total de 7.071 pessoas, as quais receberam 36.487,5 kg de mantimentos, 4.090 latas de óleo, 3.495 latas de leite em pó, 2.865 pacotes de doces (chocolate), 4.880 itens de alimentos diversos e 32 brinquedos.

Custo  total de R$ 238.046,18

Custo total da Campanha de Natal:  R$ 397,117,70.

CURSO ÀS GESTANTES

Em 2022, em virtude da pandemia COVID-19, não foi ministrado curso às gestantes. Entretanto, foram atendidas, em situação de urgência, 90 gestantes carentes, tendo uma gestação gemelar. Foram entregues 91 enxovais completos, com itens novos e seminovos.

Custo total do auxílio às gestantes:  R$ 22.750,00.

ASSISTÊNCIA MÉDICA

Em virtude da pandemia da COVID-19, as atividades de Assistência Médica foram retomadas em maio de 2022. Foram assistidas 98 pessoas, entre adultos e crianças, gratuitamente. Além do atendimento médico, foram apresentadas 65 receitas médicas para a retirada gratuita de medicamentos diversos.  Também foram entregues medicamentos a diversas Entidades Congêneres.

Custo total dos medicamentos:  R$ 96,120,00.

ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA

Em virtude da pandemia da COVID-19, as atividades de Assistência Odontológica foram retomadas em agosto de 2022. Foram assistidas 57 pessoas, entre adultos e crianças, gratuitamente.  As despesas de manutenção, de materiais e de medicamentos aplicados nos pacientes resultaram em:

Custo total de R$ 4.553,65.

ASSISTÊNCIA ÀS CRIANÇAS, AOS IDOSOS E ÀS INSTITUIÇÕES CONGÊNERES 

Foram atendidas 146 Instituições, compostas por 08 Asilos, 08 Creches, 10 Orfanatos e 120 Instituições congêneres, abrangendo 49.775 pessoas, entre adultos e crianças. Doamos 55.179,50 kg de mantimentos, 8.638 latas de óleo, 4.157 latas de leite em pó, 4.386 pacotes de doces, 18.806 itens de alimentos diversos, 8 bengalas, 5 muletas, 31 pacotes de fraldas geriátricas, 36 unidades de álcool gel e 649 unidades de pasta de dente.

Custo total da Campanha:  R$ 414.847,87.

ASSISTÊNCIA AOS ALCOÓLATRAS

Foram assistidas 64 pessoas, sendo: 47 homens e 17 mulheres, as quais receberam 326 doses (vidros) de medicamento denominado “Suplemento Mineral Vegetal”. – Não houve despesa em 2022.

ASSISTÊNCIA  AOS  MORADORES EM  “SITUAÇÃO  DE  RUA”

Foram atendidas pelo Grupo Socorrista “Aura Celeste”, da “A Luz Divina”, 43.461 pessoas, sendo: 5.955 crianças (até 18 anos) e 37.506 adultos, as quais receberam 87.547 lanches e 40.317 frascos de bebidas lácteas de 200ml.

Custo total de R$ 105.261,35.

ASSISTÊNCIA  ÀS  FAMÍLIAS

Foram assistidas 342 famílias com 994 pessoas, sendo:  507 crianças e jovens e 487 adultos, as quais receberam 3.723,0 kg de mantimentos, 400 latas de óleo, 19 latas de leite em pó, 329 pacotes de doces, 1.371 itens de alimentos diversos, 02 cobertores, 15 pacotes de fraldas geriátricas, 05 pacotes de fraldas infantis, 01 andador, 01 cadeira higiênica, 01 par de muletas e 22 peças de roupas diversas.

Custo total de R$  25.595,74.

ASSISTÊNCIA AOS DESEMPREGADOS

Foram assistidas 10 famílias com 28 pessoas, as quais receberam 111 kg de mantimentos, 11 latas de óleo, 10 pacotes de doces e 42 itens de alimentos diversos.

Custo total de R$ 728,98.

ASSISTÊNCIA ÀS FAMÍLIAS VÍTIMAS DE ENCHENTES

Não houve atendimento às famílias em situação de vítimas de enchentes, em 2022.

AUXÍLIO E CONTRIBUIÇÃO PECUNIÁRIA

Foram assistidas 09 (nove) pessoas físicas e 07 (sete) entidades congêneres, para os seguintes fins:

. Contribuição às sete entidades: …………………………… R$    46.214,00

. Compra de medicamentos e assistência médica, auxílio moradia e auxílio para necessidades emergenciais básicas às nove pessoas:  ……………..  R$  198.173,63

. Total do auxílio fornecido:  ………………………………..   R$ 244.387,63

                                                                                                 ==========

 

TOTAL GERAL DO CUSTO DAS ATIVIDADES EXECUTADAS NO EXERCÍCIO DE 2022: …………………………………..  R$ 1.354.090,92

(hum milhão, trezentos e cinquenta e quatro mil, noventa reais e noventa e dois centavos)

Todos os serviços prestados e bens fornecidos foram totalmente gratuitos, não havendo cobrança a título de taxa ou de qualquer outra denominação.  Os serviços especializados dos profissionais médicos, dentistas e professores foram prestados gratuitamente, oferecimento feito pelos próprios profissionais. Os bens e utilidades foram arrecadados junto à Comunidade e/ou adquiridos com os meios fornecidos pela própria Comunidade e, ainda, através de promoções festivas promovidas pela Instituição.

RECURSOS HUMANOS E PARTICIPAÇÃO

A Instituição Beneficente “A Luz Divina”, no exercício de 2022, pode contar com voluntários: 08 Médicos, 04 Dentistas, 15 Diretores, 03 Conselheiros e 450 colaboradores.

Os serviços de limpeza foram contratados e pagos com recursos próprios da Instituição à Empresa especializada.

Os associados participaram no desenvolvimento dos trabalhos, contribuindo com suas mensalidades, conforme a possibilidade de cada um, e promoveram campanhas, de acordo com a atividade desenvolvida dentro do seu âmbito social.

No desenvolvimento das atividades assistenciais, todos os membros da Diretoria participaram como um corpo homogêneo, para o pleno êxito das tarefas. Além da participação monetária, contribuíram, também, em espécie, de acordo com a possibilidade de cada um. Ao corpo diretivo competem, ainda, a supervisão, controle e fiscalização de todos os trabalhos e campanhas.

RECURSOS MATERIAIS (Prédios e Equipamentos)

Além dos prédios próprios à Av. Horácio Lafer, 710 e 720, à Rua Antônio Knitell, 57 e à Rua Carlos Alberto Gouveia Kfouri, 51, a Instituição utiliza os móveis, aparelho audiovisual, armários, equipo etc., todos de sua propriedade, adquiridos e/ou recebidos em doação, da Comunidade frequentadora da sua Sede Social.

AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES

Todas as atividades desenvolvidas na Instituição, no decorrer do exercício de 2022, seguiram os rumos traçados no início do ano e os objetivos foram plenamente atingidos, considerando-se as limitações existentes em virtude da pandemia da COVID-19.

A colaboração da Comunidade e o voto de confiança dos frequentadores permitiram que todas as ações desenvolvidas tivessem pleno êxito.

À exceção das limitações de atendimentos impostas pela pandemia, em nenhum momento surgiram senões que pudessem empanar o brilho das campanhas e das atividades em geral, as quais tiveram por finalidade assistir, promover e amenizar o sofrimento e dificuldades das famílias carentes.

A seriedade do corpo dirigente é que transmite confiança ao público, o qual, não vê como deixar de conferir o seu voto às pessoas e de dar tudo de si para o êxito das atividades desenvolvidas, não só sobre o ponto-de-vista caritativo, mas, sobretudo, de uma ação preferencialmente promotora do ser humano.

São Paulo, dezembro de 2023

 

Euclides  JOSÉ  Rigon

Presidente

                                                                                                                                              

WILLIAN RIGON PARDO

Diretor da Área de Assistência Social

                                                                                                           

 

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