Dinâmica familiar e seus desafios

Dinâmica está relacionada com ação, com atividade, ou seja, movimento. A dinâmica familiar diz respeito a como os indivíduos se relacionam dentro da família, como cada membro interage entre si. São essas práticas familiares que ditarão o comportamento adotado por cada um de nós na sociedade.

A família é o principal laboratório de evolução e, a sua função, é a socialização e aprendizado da lei do amor.

Existem famílias onde impera a harmonia e outras onde impera o desentendimento. Em O Livro dos Espíritos, perguntas 774 e 775, os Espíritos dizem que o relaxamento do laço familiar contribuiria para o aumento do egoísmo. O bom relacionamento entre os membros da família é importante para o desenvolvimento dos sentimentos, do equilíbrio das emoções, do cultivo da solidariedade, da descoberta de valores e virtudes.

A família bem estruturada dá condições para o enfrentamento de problemas e situações difíceis, com equilíbrio e bom-senso.

Desde a década de 1960, a família, segundo o padrão da sociedade, vem mudando com o aumento da tecnologia e retrocesso nas relações pessoais. A forma como a família se apresenta também mudou, com lares alternativos e troca de papéis tradicionais entre seus membros.

Cada família estabelece os seus valores, mas não deveria faltar: amor, diálogo, respeito, honestidade, limite, paciência, serenidade, amizade, responsabilidade e humildade. Hoje em dia, os valores dentro dos lares, estão invertidos com o detrimento dos princípios éticos-cristãos. Nossa cultura é cada vez mais individualista.

Se a dinâmica familiar for baseada nos ditames do senso de responsabilidade, respeito e amor, todos irão progredir na sociedade como um todo. A educação infantil é fundamental, cada membro da família precisa participar desse momento, com exemplos e comportamentos adequados. É necessário se educar para saber educar. Jesus nos deu o caminho para nossa evolução e educação: “Amar o próximo como a si mesmo” e “não fazer ao outro o que não quereis que vos façam”.

Devemos sempre agir com gentileza e com amor. A família, o relacionamento entre as pessoas mais próximas, é que irá mudar a sociedade.

Bem-aventurado o núcleo familiar onde Deus reúne os espíritos para a construção do amor universal, para a expansão da solidariedade, do respeito, da harmonia e da verdadeira fraternidade entre todos os seres humanos. A lei divina que rege a família é a da cooperação.

Rosângela Cordeiro de Oliveira dos Santos
Palestra proferida em 19 de setembro de 2019,
na Reunião Pública de Quinta-Feira,
da Instituição Beneficente “A Luz Divina”.

Post a comment

Print your tickets